23 de mai de 2011

Vintage

Moda vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda "pin-up" é um excelente exemplo de "moda vintage".

Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas tambem sendo usada em outras epocas , a Moda vintage é um estilo unico. Vintage não é tendencia, por isso, nunca "sai da moda". Exemplo de moda vintage são os sapatos Oxford que é esilo "oldschool" (fazia parte de um uniforme da universidade de Oxford). As pin-ups Dita von Teese e também a Beth Boop também são exemplos de moda vintage.
O estilo vintage está muito em voga e peças que marcaram uma época como o vestido New Look de Cristian Dior dos anos 50 ainda hoje passa informação de moda.
O vintage memorabilia se traduz em alguma peça que já tenha sido usada por alguém importante (em latim, memorabilia significa fatos ou coisas dignos de memória). O tubinho preto de Audrey Hepburn em Breakfast at Tifanny’s, ou o esvoaçante modelo frente única branco de Marilyn Monroe.

Uma peça vintage é, sobretudo, antiga e original. Um estilista que revisita décadas se inspirando em modelos do passado é retrô. Assim como o anúncio abaixo.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vintage_(moda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário