31 de out. de 2020

De volta ao "Novo Normal" da Moda

Essa pandemia pegou muita gente despreparada, na verdade ninguém nunca imaginou que poderíamos passar por um momento crítico assim em pleno século XXI. Isso mostra, que apesar das grandes tecnologias, nós humanos somos muitos vulneráveis. 

Mas como qualquer coisa ruim que se passa na vida, tem sempre o velho ditado "tudo passa!" E com a pandemia do corona vírus não seria diferente. Agora o Brasil, apesar de ainda está tendo casos todos os dias, está tentando voltar a nova normalidade. Nova! Porque estamos reaprendendo várias coisas, como valores, prioridades, reaproveitamento, solidariedade, e tantas outras. E também porque o futuro se tornou meio incerto para muitas pessoas e empresas. 

Foto: Flickr

E como o setor de moda passou por tudo isso? O setor foi bastante afetado, vários meses com lojas fechadas. Os pequenos negócios tiveram que "rebolar" para driblar a crise. A famosa venda de casa em casa voltou,  foi preciso ir até o cliente. As mídias sociais nunca tiveram tão ativas quanto na pandemia. Foi ali que as empresas conseguiam fazer sua vitrine e seu atendimento. Muitas ingressaram para o mercado online, criaram sua loja virtual em pouquíssimo tempo. As grandes empresas de marketplace  abriram as portas para os pequenos empreendedores. Criou-se campanhas para consumir do pequeno negócio, para valorizar o negócio local. 

                                                                        Foto: Freepic


Nós da Look Belle também passamos por tudo isso! E ainda sentimos os reflexos da pandemia. Estamos vivendo este "novo normal".  

E agora? como será o comportamento dos consumidores daqui para frente?

Muito se ouve falar em ressignificar, em consumo consciente, reaproveitamento, compromisso com o meio ambiente,  integração da sociedade local. Mas você está atenta a todas essas mudanças? 

Vamos lá! Vou te dar uma ajudinha.

Como podemos ressignificar ou reaproveitar na moda? 

Sabe aquele vestido ou saia longa, aquele macacão pantalona, as vezes compramos para usar em uma ocasião especifica e a peça fica esquecida no guarda roupas, até cansarmos de olhar para ela. Você pode dar um novo visual a ela apenas diminuindo seu comprimento. Isso é dar uma nova oportunidade a peça, para que ela inicie um novo ciclo. Pequenas alterações e customizações fazem grande diferença no look.

Foto: Look Belle

Vamos ter um   consumo consciente!  Quando você compra algo,  você se preocupa  com a origem daquela  peça? Se  quem  a produziu é  amparado  pelas leis  trabalhistas?  Ou,  se a qualidade  do  produto  é  boa? Se   ele vai  ter uma durabilidade.  O  que você  faz com  as embalagens? Ter um  destino para elas é  pensar em  consumo consciente. Vamos reutilizar? Separar para reciclar? Nossos pequenos gestos juntos farão do planeta um lugar melhor para se viver.

Foto: Look Belle

Outra maneira que a moda pode influenciar esse "novo normal" é o compromisso com o meio ambiente, descartando de forma correta os seus resíduos. Quando falamos em sobras de tecido, porque não doar para a comunidade local? É o que nós da Look Belle fazemos desde que fundamos nossa empresa. Muitas pessoas vivem da criações de artesanato como tapetes, colchas, etc, isso também é ressignificar. A contratação também é pensada na área onde se instala? A geração de renda local também é um fator importante, pois fortalece a economia e cria oportunidades no local onde a empresa está inserida.

Foto: Look Belle
Foto: Look Belle

Viu como podemos voltar ao nosso dia a dia com atitudes diferentes. Tanto as empresas, como nós consumidores. Se juntos pensarmos em como podemos ser melhores a cada dia. Cada dia seremos melhores! É um ciclo viciante, e juntos somos mais fortes por um mundo mais belo!

Angela Aigner

Nenhum comentário:

Postar um comentário